Fique informado sobre as tendências do agronegócio e notícias relacionadas aos produtores rurais do país.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Bolsa Bode

Antônio Carlos Alves

Programa inédito oferece oportunidade a jovens. O bode é a principal vitrine deste Município. Detentora do título de "capital nacional do bode", Tejuçuoca está desenvolvendo um programa inédito no Nordeste, o Bolsa Bode




O Bode é a principal vitrine deste Município. Detentora do título de "capital nacional do Bode", Tejuçuoca está desenvolvendo um programa inédito no Nordeste, o Bolsa Bode. Os 20 jovens selecionados para fazer parte do programa já estão colhendo os primeiros frutos na revitalização de ovinos e Caprinos do semiárido.

Metade do grupo ganhou dez cabras. A outra metade, dez ovelhas, todas prenhas e que já pariram, aumentando o rebanho de todos os jovens envolvidos no projeto, que garante também apriscos e capineiras.

O auxílio mensal de R$ 100,00 ajuda a cobrir gastos com vacinas e ração. Os jovens passaram por oficinas para aprender a criar os animais. Em contrapartida, a Prefeitura irá comprar a carne e o leite produzidos pelos participantes.

"Tenho recebido elogios dos colegas prefeitos e de órgãos de governos federal e estadual. O essencial do projeto é a geração de renda, de inclusão social", comemora o prefeito de Tejuçuoca, Edilardo Eufrásio.

Resultados

Fábio Sousa Magalhães, de 19 anos, residente na localidade de Riacho das Pedras, a 10Km da sede de Tejuçuoca, não esconde a alegria de estar participando do programa. "Antes não tinha nenhum tipo de renda, trabalhava para meu pai, hoje me sinto um cidadão responsável porque vou cuidar de meu próprio negócio". Fábio já mostra com orgulho o aprisco, capineira e as crias que ajudam a aumentar o seu rebanho de ovinos. Para ele, isso irá facilitar a sua vida, porque passará a trabalhar para si próprio. "Tenho um rebanho qualificado e as vendas se tornarão mais fáceis. Minha meta é ampliar os negócios e fortalecer a cadeia produtiva na região", adianta.

Maria Edilane Barbosa Silva, 18 anos, que mora no outro lado do Riacho das Pedras já tem experiência com a criação de cabras e se mostra feliz com a inovação do programa. "Quando surgiu o programa tive interesse de continuar criando e garantir uma melhor genética em meu rebanho. Sabendo lidar com o Bode não existe problemas, basta oferecer uma boa alimentação e ele não irá sair à procura de alimento em terras alheias", diz. "O Bode é nosso orgulho e tem uma grande aceitação", fala Edilane, que já tem quatro novas crias, três machos e uma fêmea da raça caprina. "Criar um animal que tem aptidão para nossa região é ótimo".

Na cidade em que há um Bode para cada morador, a tendência é que, com a inovação do programa, o número de animais aumente ainda mais. Na opinião do presidente da Associação dos Criadores de Caprinos Leiteiros do Ceará, Manoel Ricarte, os animais com uma qualidade racial leiteira e com aptidão e adaptação na região serão peça chave para o sucesso do projeto. "Aproveitar os recursos naturais de Tejuçuoca com um complemento de ração balanceada. Esta é a receita para produzir o leite com menor custo, e assim incentivar o produtor".

A maior riqueza do Bolsa Bode será o combate à desnutrição infantil. "Será um grande componente para combater a mortalidade de crianças, apoio as gestantes e pessoas da terceira idade", observa o gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce), Fernando Castro.

O Bolsa Bode tem também a função de fixar homens e mulheres jovens no campo, acabando com o êxodo rural.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Ciência e Tecnologia de Tauá
(88) 3437.3259
Prefeitura Municipal: (88) 3437.2068

Prefeitura de Tejuçuoca
(85) 3323.1158 / 3323.1146
Secretaria de Desenvolvimento Rural
(85) 3323.1273

0 comentários:

 

blogger templates | Make Money Online